Subscribe:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Artistas de São Gonçalo do Amarante sofrem com o descaso e falta de diálogo da atual gestão de cultura de São Gonçalo do Amarante.

O 3° Fórum Municipal de Cultura Com o tema: Construindo Uma Política Pública de Cultura, aconteceu No dia 13 de abril de 2012 no Teatro Municipal Poti Cavalcanti (Rua Alexandre Cavalcanti), das 8h às 17h, o 3° Fórum Municipal de Cultura foi Aberto à sociedade, promovido e coordenado pelo Grupo PeduBreu e a República das Artes.
Na sua terceira edição, o Fórum Municipal teve como intuito avaliar as diretrizes traçadas no 1° e 2° Fórum (2005 e 2010) como também na primeira Conferência Municipal de Cultura em 2009. Dentro das propostas e metas para o desenvolvimento Político Cultural em São Gonçalo, foi solicitado à Fundação Cultural D. Militana os documentos da 1° Conferência Municipal como também a assinatura do Acordo de Cooperação Federativa do Sistema Nacional de Cultura – SNC. Assumindo assim o compromisso de criar e implantar, pelo menos cinco dos componentes básicos: Secretaria de Cultura ou órgão equivalente, Conselho Municipal de Política Cultural, Conferência Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Financiamento da Cultura (tendo o Fundo Municipal de Cultura como seu principal mecanismo). Estes instrumentos fortaleceram institucionalmente as políticas culturais da União, Estados e Municípios tendo em sua estrutura básica a participação da sociedade civil articulada na garantia de direitos culturais, conforme estabelece a Constituição Brasileira de 1988.
A programação do evento incluiu palestras e debates que foram conduzidos por autoridades no âmbito da cultura local.
Durante o Fórum foram realizadas apresentações culturais, por artistas do município, e houve ainda um espaço para exposições fotográficas das expressões culturais do RN.
Ao final do evento foi proposto pelos artistas, ativistas, técnicos, atores e demais gestores do cenário cultural a permanência do Fórum Permanente de Cultura para acontecer uma vez por mês no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, O principal objetivo do Fórum é subsidiar as discussões e princípios para a elaboração, consolidação e fortalecimento do Plano Municipal, Conselho Municipal de Política Cultural e Fundo Municipal de Incentivo a Cultura. As sugestões apresentadas seriam sistematizadas para compor o documento final onde seriam pautados pelos princípios norteadores do Plano Nacional de Cultura, conforme a lei de n° 12. 343 dezembro 2010.
Porém em nada do que foi realizado de forma transparente e democrática pelos artistas valeu para a gestão municipal de cultura, agiram assim contra os princípios de todos que fazem a cultura São-gonçalense. Pois o secretário da Fundação de Cultura, Alexandre Santos, acompanhado de Ivanir Machado, estiveram na Câmara Municipal, ao apagar das luzes da última sessão do dia 11 de julho de 2012, numa quarta-feira, para colocar em votação um Projeto de Lei Cultural que até então não foi apreciado nem discutido com os artistas e comunidade em geral.
No entanto a classe artística deste Município rico em cultura popular e considerado o “Berço do Folclore” se sente prejudica e traída, e torna público o referido documento como um desabafo e desatento sobre a forma de se fazer e gerir POLÍTICA PÚBLICA.
Coordenação Executiva do 3° Fórum Municipal de Cultura