Subscribe:

quinta-feira, 31 de março de 2011

Aluguel residencial terá reajuste de 10,95% em abril

Os aluguéis residenciais atrelados ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), terão reajuste de 10,95% em abril, conforme pesquisa mensal realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). Essa é a variação acumulada do indicador nos últimos 12 meses. O IGP-M é usado como indexador de correção dos alugueis na maioria dos contratos.

ana silvaUsado na maioria dos contratos de alugueis, IGP-M deve ser aplicado integralmente em Natal
 contratos firmados entre locador e locatário, o fator de correção será aplicado integralmente a cada ano, mas em locais com excesso de oferta, é possível negociar um preço bem mais em contra. Em São Paulo, onde nove em cada dez acordos de aluguel  usam o IGP-M como base para definir os aumentos a aplicação será integral tendo em vista a escassez na oferta de imóveis. 

De acordo com o Secovi, essa foi a menor variação desde o início do ano. Os contratos que aniversariaram em março, por exemplo, tiveram correção de 11,30%. A correção dos alugueis vinha registrando aumento consecutivos desde o ano passado motivado por pressões inflacionárias nos dois índices que compõem o IGP-M -  Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Em novembro do ano passado, a correção foi de 7,77%, índice que aumentou para 8,81% em dezembro e 10,27% em janeiro. 
Em março houve declínio tanto no IPA como no IPC.  O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de 1,20% em fevereiro para 0,65%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor ficou em 0,62%, em março, ante os 0,67% do mês anterior. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,44%, ficando acima do resultado de fevereiro, de 0,39%. 
Em Natal, o índice deve ser aplicado integralmente, mas em Parnamirim onde o IBGE encontrou 10.386 imóveis vagos e 1.919 fechados no ano passado quando foi realizado o Censo Demográfico, será possível negociar a correção tendo em vista a disponibilidade e a diversidade das ofertas do mercado imobiliário local. A pressão sobre os alugueis nesta cidade deverá ficar ainda menor a partir de maio, quando começam a ser entregues as primeiras unidades do Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda. Em abril, serão entregues 848 apartamentos  nos residenciais Valdemar Rolim e Nelson Monteiro, em Vale do Sol.