A disputa para a Prefeitura de Natal em 2012 volta a ser alvo de comentários. Desta vez, a deputada federal Fátima Bezerra - que foi candidata em 2008 e perdeu as eleições para Micarla de Sousa (PV) - disse que o PT lançará candidatura própria e pode se aliar ao PDT, PCdoB ou PSB no primeiro turno e ainda aos partidos aliados PR e PMDB no segundo turno.
“Seguramente, o PT vai participar intensamente da disputa em 2012 e deve fazer aliança com os partidos que tem afinidade, proximidade ideológica e programática como o PSB, PDT, PCdoB”, argumenta. Questionada sobre a participação dos partidos PR e PMDB, que estão juntos com o PT em 2010 e que tem participação na gestão petista, Fátima Bezerra disse que era uma “opção” e que pode ser uma alternativa num eventual segundo turno.
Os detalhes de alianças em 2012, Fátima prefere não falar muito e conta que “muita água vai rolar por baixo da ponte” mas confirma que o PT vai abrir o diálogo após as eleições no próximo domingo (31). “Vamos abrir o debate porque continuamos com o sonho de administrar Natal”, garante.
A possibilidade de aliança partidária entre o PT e o PV também foi comentada e Fátima afirmou de forma clara que "de forma nenhuma" poderá existir nem agora, nem em 2012. "Vou defender dentro do PT uma candidatura para administrar Natal, mas a chance de aliança com o PV é zero", destaca.
Os nomes e as alianças partidárias para a disputa em 2012 deverão começar a ser especuladas no início de 2011.