As eleições do segundo turno para os candidatos a Presidência da República feita no próximo domingo (31) terá participação de eleitores “em trânsito”. A novidade deste ano favoreceu os votos para a chapa presidencial já que os eleitores tiveram de 15 de julho a 15 de agosto para solicitar a transferência provisória do domicílio eleitoral.
O voto em trânsito permite que o cidadão possa exercer seu direito de escolher o candidato a Presidência mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral. No Rio Grande do Norte, a seção eleitoral para o voto em trânsito é no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), localizado na Avenida Salgado Filho, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno.
São cinco seções especiais que receberão 2.367 eleitores no 2º turno. No total do primeiro e segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral registrou 4.863 eleitores em “trânsito”no Rio Grande do Norte.
No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cadastrou 80.450 eleitores para votar em trânsito nas eleições presidenciais.
O cadastro dos eleitores em trânsito só era possível para quem tivesse com a obrigações eleitorais em dia com a Justiça Eleitoral.