Subscribe:

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Estudantes de Comunicação da UFRN reivindicam Jornal Universitário Responsáveis pelo movimento defendem que a criação de jornal universitário é idéia ousada e necessária para a formação de bons profissionais.

Os alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançaram um movimento intitulado “Queremos um Jornal”, que tem a intenção de mobilizar a comunidade universitária e a reitoria a favor da construção de um Jornal-Laboratório.
A campanha reivindica estrutura física, computadores, veículos e um parque gráfico que possibilite o exercício do Jornalismo na prática, aproximando os alunos da rotina de um jornal diário.
Os responsáveis pelo movimento defendem que a criação e institucionalização de um Jornal Universitário é uma idéia pioneira, ousada e, acima de tudo, necessária para a formação de profissionais qualificados e éticos. “A ideia é a produção e veiculação de um jornal que participe da sociedade civil, livre das pressões políticas e das exigências do mercado. Ou seja, um jornal público, dentro de uma política editorial pautada pela ética”, afirma o professor Emanoel Barreto, apoiador do movimento.
A campanha tem mobilizado estudantes, profissionais e professores, até mesmo fora do RN. Orlando Berti, professor universitário no estado do Piauí, afirmou em sua página no microblog Twitter: “Os estudantes de Jornalismo da UESPI e da UFPI deveriam se inspirar na campanha ‘Queremos um Jornal’ dos estudantes da UFRN”. A vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Mirna Tonus, e o Prof. Alfredo Vizeu, conhecido pela forte atuação na área acadêmica, também declararam apoio à campanha.
Os estudantes propõem, também, que seja realizado um protesto em frente à reitoria, na intenção de promover o debate e, principalmente, a cobrança pelo empenho das instâncias superiores da UFRN pela consolidação do Jornal. O movimento está previsto para dia 03 de novembro, às 14h.
A campanha também ganha força através do Twitter, que está sendo utilizado na mobilização estudantil. Para aqueles que desejam participar ou acompanhar as manifestações dos usuários, basta usar ou procurar pela hastag #queremosumjornal.

Fonte: Nominuto