Subscribe:

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Entrega de declarações está abaixo do esperado

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda termina às 23h59 da próxima sexta-feira (29) e, até a tarde de ontem, apenas 151.500 declarações haviam sido recebidas pela Receita Federal no Rio Grande do Norte. O número representa 64,7% do total esperado este ano e, segundo o  supervisor do Imposto de Renda da Receita em Natal, Fernando Dahia, está 6% abaixo do registrado em 2009 e 2010. “O ritmo caiu após o feriadão”, diz.
O ritmo de entregas registrado no estado é semelhante ao nacional. A quatro dias do fim do prazo, a Receita Federal recebeu, no país, 15,480 milhões de declarações, número que representa aproximadamente 64,5% do total esperado para o exercício – 24 milhões.
O prazo de envio termina às 23h59 da próxima sexta-feira (29), horário de Brasília. A Receita garantiu que não haverá prorrogação do prazo. As declarações só podem ser preenchidas por meio de aplicativo próprio disponível no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada ao Fisco por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet.

horário
O contribuinte pode ainda optar por entregar a declaração em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, desde que obedeça ao horário de funcionamento de cada agência. A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é R$ 165,74 e a máxima corresponde a 20% do imposto devido.
Fernando Dahia observa que os contribuintes só devem declarar dados que possam ser comprovados. “Se ele teve despesa médica, por exemplo, mas está sem o recibo, é melhor que faça a declaração incluindo apenas as informações que já possa comprovar e envie a declaração. Quando conseguir o recibo que está faltando, ele pode fazer a declaração retificadora. A retificação pode ser feita em até cinco anos”, explica.