O Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizam, em Brasília, hoje e amanhã, o seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. A abertura será feita pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. O evento será transmitido pela internet, pela TV da Escola da Advocacia-Geral da União. O endereço é http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/71475.jpg" align="left">O seminário pretende colocar em debate temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos, além de rever os desafios para a Previdência, como, por exemplo, a ampliação da cobertura do sistema, sua engenharia financeira, as regras de acesso a benefícios e de reajuste, bem como seu equilíbrio de longo prazo e os parâmetros de justiça distributiva. O objetivo do encontro é traçar um quadro mais nítido das necessidades mais urgentes do sistema, levando em conta diferentes pontos de vista.
divulgação
Ao todo, serão seis mesas de discussão, abordando temas como os rumos dos regimes geral e próprios de previdência social; a consolidação da previdência complementar no país e o panorama internacional da previdência social. Além do ministro Garibaldi Filho, também participarão da abertura do evento o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco; a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. O coordenador da mesa de abertura será o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.
Outras autoridades do MPS também estarão presentes nas discussões: o secretário-executivo, Carlos Eduardo Gabas; o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim; o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz; o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine, e o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Delúbio Gomes.
Benefícios
O desafio de expansão da previdência complementar fechada no país é um dos destaques do seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. Tal tema será debatido amanhã, na mesa “A Previdência Complementar no Brasil”. O objetivo do debate é permitir que cada representação do setor possa expor sua perspectiva com relação às possibilidades de medidas de expansão do grau de cobertura de previdência fechada no Brasil e colocar em debate temas que ainda não são objeto de consenso entre autoridades e estudiosos.
Hoje o sistema de previdência complementar fechado possui 2,7 milhões de participantes e assistidos no país e um patrimônio de RS 512 bilhões, o que representa mais de 17% do PIB brasileiro.