A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) já retornou à capital potiguar após ter sido submetida, no dia 12 de janeiro, a uma cirurgia cardíaca no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Apesar das previsões iniciais, Micarla de Sousa somente deve retomar o comando do Executivo Municipal em duas ou três semanas. A informação é do chefe de Gabinete da Prefeitura, Kalazans Bezerra. Ele informou que a prefeita de Natal continua sob observação médica e segue a recomendação de permanecer em repouso. “Ela fez uma cirurgia que foi um sucesso, mas que não deixa de ser uma intervenção no coração. Então é preciso que gradativamente ela vá voltando às suas atividades na prefeitura”, afirmou Kalazans.
Micarla de Sousa cumpre a recomendação médica para permanecer afastada da PrefeituraA identificação da doença congênita da qual a prefeita era portadora ocorreu em exames realizados no próprio Hospital Sírio Libanês. Ela procurou a unidade, ainda no mês de dezembro, depois de sofrer, em Natal, um Ataque Isquêmico Transitório Cerebral, que a deixou por seis horas sem fala e sem movimentos nas pernas. Foi exatamente a ocorrência desse problema que levou os médicos a indicação de fazer a cirurgia. A abertura entre os átrios não foi detectada no ecocardiograma convencional. Em maio Micarla de Sousa já havia se submetido a um check-up no Sírio-Libanês, mas somente nesse novo exame, no mês passado, com uma técnica mais detalhada, foi possível identificar a cardiopatia.
A prefeita natalense embarcou para São Paulo na segunda-feira, 10 de janeiro. No dia seguinte se internou para o procedimento cirúrgico. No entanto, desde o mês passado, quando teve a doença identificada, Micarla de Sousa foi medicada para evitar, enquanto a cirurgia não era realizada, que fosse vítima de outro Ataque Isquêmico Transitório Cerebral.
O chefe do Gabinete da Prefeitura, Kalazans Bezerra, afirmou que o retorno de Micarla de Sousa para o comando do município será anunciado oficialmente assim que os médicos autorizarem. “Todas as atividades estão sendo desenvolvidas pelo vice-prefeito Paulinho Freire, conforme devido entendimento com a prefeita. As coisas estão transcorrendo normalmente e de acordo com o que foi definido antes da saída da prefeita para se submeter à cirurgia”, ressaltou Kalazans.