A Articulação no Semiárido Brasileiro(ASA), rede formada por organizações da sociedade civil, lançou neste ano uma campanha para combater uma velha prática política na região: a compra de voto em locais afetados pela seca.
Sob o slogan “Não troque seu voto por água. Água é direito seu”, a campanha visa “alertar, fiscalizar e denunciar os abusos no uso eleitoreiro da água nas eleições municipais” deste ano. A região semiárida do país, onde vivem cerca de 22 milhões de pessoas, ou 12% da população brasileira, enfrenta a pior seca em 30 anos.
Crime eleitoral
De acordo com a ASA, em meio a essa seca histórica, muitos políticos se aproveitam das medidas de emergência, como uso de caminhões-pipa, distribuição de alimentos e de sementes, para comprarem votos das vítimas da estiagem e assim se manterem no poder, o que é crime eleitoral.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, a coordenadora da ASA em Minas, Valquíria Smith, diz que “a troca de água por votos sempre foi prática no semiárido brasileiro. O caminhão-pipa vai ao local que tem um padrinho político ou interesses eleitorais.
Fonte: Opinião e Noticia