Não adicione seu cunhado ou sua sogra ao círculo Família no Google +. A nova plataforma social do Google, que insiste em dizer que não é rede social – mas a gente sabe que é, sim –, tem entraves sérios de privacidade. Alguns dirão que problemas desse tipo são comuns a qualquer rede social, mas, no caso, o que a empresa mais enfatiza na propaganda do Google + é justamente a maneira mais inteligente e, supostamente, segura de categorizar os amigos em círculos. Mas é só navegar um pouquinho para descobrir exatamente onde está o furo.
De fato, a interface que divide os contatos em grupos específicos, os chamados Círculos, é bonita, simples e bastante útil. A questão é: você compartilha uma foto qualquer com determinado círculo – Família, digamos. Daí, qualquer um que estiver nesse círculo pode compartilhar a foto, que você restringiu a esse grupo, com qualquer outra pessoa no Google +. Por isso, a dica que abre esse texto vale para aqueles que não confiam nos cunhados e sogras.
Aprimoramentos É até possível mexer nas configurações da postagem e impedir esse compartilhamento, mas somente depois de ter publicado o conteúdo. Sabe-se que a versão atual do Google + está sujeita a feedbacks dos primeiros usuários. Pois essa é uma questão a se pensar para os aprimoramentos.
Outra questão que merece atenção: as fotos do Picasa, sem que você opte por isso, ficam públicas no seu perfil. Para reverter o que muitos podem considerar superexposição, é preciso desativar o compartilhamento com todos os grupos e decidir com quais grupos se quer compartilhar as imagens. E o pior: isso tem de ser feito manualmente, em cada um dos álbuns.
De resto, o Google + surpreende principalmente pela qualidade do chat em vídeo. Algo que já era bacana no Gmail e, com a possibilidade de inserir vídeos do YouTube no meio da conversa, ficou realmente interessante. Uma vez resolvidas as questões de privacidade, o Google + pode, sim, decolar. A lerdeza e complexidade do Wave e as esquisitices do Google Buzz deram lugar ao projeto que, agora sim, pode dar o que falar – e não apenas negativamente.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Rede social do Google tem problemas de privacidade
Marcadores:
Fonte: Diario de Natal