Subscribe:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Grupos folclóricos de São Gonçalo vão brilhar em São Paulo





O mês de julho vai ser de intensa atividade para os grupos folclóricos de São Gonçalo do Amarante. Ontem (12) o grupo parafolclórico Coco do Calemba embarcou para São Paulo onde vai representar o município e o Rio Grande do Norte no 6º Salão do Turismo, que acontece de 13 a 17 de julho, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.
O Coco do Calemba foi convidado pela Empresa de Promoção Turística do Governo do Estado (Emprotur) para mostrar a riqueza das nossas tradições folclóricas na feira de turismo que reúne as potencialidades turísticas e culturais de todos os estados do país. Os 13 dançarinos do grupo farão suas apresentações com acompanhamento musical da banda sãogonçalense “Será o Benedito”.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está apoiando a viagem de mais dois grupos que vão levar a cultural local para a vitrine do folclore. O Pastoril Dona Joaquina e o Boi Calemba Pintadinho também estão nos preparativos para representar o município no 47º Festival do Folclore que será realizado de 23 a 31 de julho, na cidade de Olímpia, em São Paulo.
O presidente da Fundação Cultural Dona Militana informou que o município está incentivando amplamente a viagem dos grupos. “A prefeitura está custeando as despesas com passagens aéreas dos integrantes, bem como o novo figurino do Boi Calemba Pintadinho, que tem mais de 100 anos de história, e ainda uma ajuda de custo”, acrescentou.
Esse ano, o 47º Fefol, vai homenagear o Rio Grande do Norte com um espaço privilegiado em palestras, exposições do artesanato potiguar, documentários e fotografias que servirão como mostra das riquezas culturais da terra do folclorista Luiz da Câmara Cascudo.
“É motivo de orgulho para São Gonçalo ter mais de 70 artistas locais saindo do município para mostrar ao Brasil que aqui temos uma cultura rica e em plena atividade. O apóio da prefeitura é indispensável para que o nosso folclore e a nossa arte ultrapasse as fronteiras”, enfatizou o prefeito Jaime Calado.
A diretora do Pastoril Dona Joaquina, Séphora Bezerra, agradeceu o apóio do prefeito Jaime Calado. “São Gonçalo vai ser o grande destaque do 47º Fefol por que todos os olhares vão estar voltados para os nossos grupos. A sensibilidade do prefeito Jaime Calado, em permitir a nossa ida para São Paulo, é de fundamental importância. A nossa forma de agradecer é levando o nome do município, mostrando que temos uma cultura que conta com o reconhecimento do povo e da atual gestão municipal”, enfatizou.