Subscribe:

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

O Brasil assume na terça-feira a presidência do Conselho de Segurança da ONU e será o responsável por organizar a agenda e conduzir sessões sobre as grandes questões da paz e segurança internacionais por um mês, informou o Itamaraty em nota.
O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo 5 deles permanentes: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China. Neste ano, África do Sul, Alemanha, Bósnia, Brasil, Colômbia, Gabão, Índia, Líbano, Nigéria e Portugal também compõem a entidade.
A presidência é exercida rotativamente por todos os membros do órgão de segurança da Organização das Nações Unidas, em ordem alfabética na língua inglesa. O Brasil presidirá até março, quando entrega o posto para a China.
O governo brasileiro, que busca uma vaga permanente e defende a ampliação do conselho, tem tentado ampliar sua projeção internacional com a atuação militar no Haiti, a tentativa de mediação da crise em Honduras, as negociações nucleares com o Irã e a abertura de uma embaixada na Coreia do Norte.
Em fevereiro, segundo o Itamaraty, farão parte da agenda as situações no Oriente Médio, Haiti, Sudão, Guiné-Bissau, Timor Leste, Somália, Burundi, República Democrática do Congo e Kosovo, além do regime de sanções relativo à Coreia do Norte.
"Estão igualmente previstas discussões sobre aspectos específicos das operações de manutenção da paz, inclusive a proteção de civis, mulheres e crianças em conflitos armados", afirmou o Itamaraty