Subscribe:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prefeita deve passar por cirurgia hoje

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, será submetida hoje a uma cirurgia cardíaca para tratar de uma doença congênita provocada pela “comunicação interatrial”, a comunicação entre os átrios direito e esquerdo. Ontem pela manhã, acompanhada de familiares, ela embarcou para São Paulo. A cirurgia será feita hoje no Hospital Sírio-Libanês.
O procedimento deverá durar duas horas e meia e a prefeita permanecerá internada na unidade por uma semana. Micarla de Sousa está licenciada da Prefeitura por um mês.
A identificação da doença congênita da qual a prefeita é portadora ocorreu em exames realizados no Hospital Sírio Libanês. Ela procurou a unidade, ainda no mês de dezembro, depois de sofrer, em Natal, um Ataque Isquêmico Transitório Cerebral, que a deixou por seis horas sem fala e sem movimentos nas pernas. Foi exatamente a ocorrência desse problema que levou os médicos a indicação de fazer a cirurgia. A abertura entre os átrios não foi detectada no ecocardiograma convencional. 
Em maio Micarla de Sousa já havia se submetido a um check-up no Sírio Libanês, mas somente nesse novo exame, no mês passado, com uma técnica mais detalhada, foi possível identificar a cardiopatia congênita. 
“Essa abertura não foi detectada no ecocardiograma convencional. Foi realizado Doppler transcraniano e foi solicitada a avaliação do médico Ademar Latik, um dos maiores especialistas em cardiopatia congênita. A Junta Médica indicou pelo fechamento (da comunicação) cirúrgico”, frisou o médico Paulo Davim, em recente entrevista a TRIBUNA DO NORTE. Foi feito um Doppler transcraniano e com o laudo de uma junta médica indicado o tratamento para gestora da capital potiguar.
A cirurgia será feita com um procedimento hemodinamicista. Será realizada uma fissura na veia femural, que levará um catéter com a prótese, responsável por fechar a comunicação entre os átrios. Todo trabalho será feito pela equipe do médico Roberto Kalil.