Subscribe:

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Micarla tem de ser forte: não pode sentir ciúmes da interinidade de Paulinho Freire

Por uma questão de saúde, a prefeita Micarla de Sousa teve de se ausentar do cargo por um período razoável - 30 dias, o mais longo de sua gestão.
No lugar dela ficou o vice Paulinho Freire, seu substituto constitucional. Mais do que isso: Paulinho sentou na cadeira de Micarla como aliado dela e como alguém disposto a ajudá-la.
Tanto é que os dois combinaram uma série de medidas duras e impopulares para qualquer gestor público - corte de gastos na máquina administrativa e aumento na tarifa do transporte público.
Paulinho Freire ficou encarregado de abrir o saco de maldades, como eu cheguei a me referir aqui no blogue.
Foi o prefeito interino Paulinho Freire que anunciou os cortes de 20% no orçamento do município e de 25% no custeio da máquina (é preciso saber se isso é para valer). Renegociou dívidas com fornecedores. Também requisitou servidores que estavam emprestados a órgãos do Estado, principalmente os da área da educação.
Paulinho Freire também ficou encarregado de assinar a portaria que autorizou o reajuste de 10% no valor da passagem de ônibus em Natal. Fato este que gerou protestos, como era esperado, e que colocou Micarla de Sousa - Paulinho, não - nos TTs (Trending Topics) do Twitter nacional - esse medidor moderno de audiência das coisas boas e ruins do nosso dia a dia.
O prefeito interino Paulinho Freire fez mais. Ele arejou o ambiente político em torno do Palácio Felipe Camarão. 
Simpático e extremamente habilidoso, o prefeito Paulinho Freire abriu as portas do gabinete da Prefeitura de Natal para políticos de todos os credos e bandeiras. Ao longo das últimas semanas, nós acompanhamos uma série de audiências. Foi uma verdadeira romaria - do vice-governador Robinson Faria a deputados, vereadores, lideranças comunitárias e postulantes à cadeira de prefeito como foram as visitas de Felipe Maia e Fábio Faria. 
Eu diria que foram encontros ecumênicos onde o prefeito interino Paulinho Freire articulou bastante. E antes que alguém pergunte, ele me disse que é candidato a vereador de Natal. E que fez a costura política para ajudar a gestão de Micarla de Sousa. Ele acredita que ela tem condições de sair do buraco e ainda ser uma candidata competitiva à reeleição.
Micarla de Sousa desembarca em Natal esta semana - se já não desembarcou - e reassume a Prefeitura de Natal na segunda-feira. 
Paulinho Freire está fazendo um relatório para entregar a ela.
Eu acredito que Micarla de Sousa está com a cabeça boa para receber a Prefeitura das mãos do vice Paulinho Freire. Afinal, o vice tentou cumprir todo o roteiro traçado de comum acordo entre os dois.
O problema é que Paulinho Freire se movimentou muito. Conversou muito. Participou de solenidades com a governadora Rosalba Ciarlini, com juízes, desembargadores. Foi destaque nos jornais, nas TV e no Nominuto. Recebeu prefeitáveis.
Tudo isso é danado para criar ciúmes. Tudo isso é material para gerar intrigas, para alimentar gente que não presta.
Eu não acredito que Micarla vá sentir ciúmes da interinidade de Paulinho Freire porque tudo foi combinado com ela, a serviço dela, em favor da gestão dela.
E o melhor que Micarla tem a fazer é não dar ouvidos a comentários do tipo: "vamos sentir saudades do prefeito Paulinho ou que o prefeito Paulinho Freire fez em um mês o que Micarla não fez em dois anos".
Isso é maldade do povo, Micarla. Não ligue, não.