No próximo fim de semana, o médium e conferencista espírita Divaldo Franco vem ao Rio Grande do Norte realizar duas palestras e um workshop. Essa é a 58a. vez que o espírita, que já psicografou a poetiza potiguar Auta de Souza, vem ao Estado para divulgar a religião.
As palestras serão realizadas na Praça Jota Keully, em Assu, dia 28 às19h30, e no Palácio dos Esportes, em Natal, dia 29 às 20h. O workshop, quando o médium também responde a perguntas da plateia, será dia 30 a partir de 7h30 no Centro de Convenções de Natal. O ingresso custa 45 reais e vem com o livro “Transição Planetária”, psicografia de Manoel Philomeno de Miranda.
Divaldo Franco, que é baiano e possui o título de cidadão natalense, já psicografou mais de 200 livros. O dinheiro arrecadado com o workshop, explica a professora de Educação da UFRN e membro da Federação Espírita Sandra Borba, irá para a Mansão do Caminho, que atende adultos e crianças do bairro Pau da Lima, em Salvador, há 59 anos.
Mônica Borba é pernambucana radicada em Natal há 28 anos e também recebeu o título de cidadã natalense. Pernambuco, além de Ceará e Bahia, são os estados nordestinos onde a doutrina espírita está mais presente – no Brasil, ela se concentra certamente na região Sudeste – mas o Rio Grande do Norte, explica Borba, tem alcançado mais adeptos, e isso reflete no número de núcleos espíritas. Hoje são 130 no estado, mais da metade concentrada em Natal. “São três tipos de público: o trabalhadores voluntários, os frequentadores e o público flutuante, que certamente é em maior número”, disse a professora. O flutuante é formado por pessoas que precisam de ajuda imediata, porque estão em depressão, ou em luto, ou com qualquer tipo de dificuldade.
“Eles vêm, conversam, conhecem a doutrina, recebem passes e depois podem ficar ou ir embora. Nós não exigimos que fiquem”.
Apesar do aparente desapego em relação ao número de adeptos, a Federação Espírita do Rio Grande do Norte realiza um trabalho incansável de divulgação da religião desde a sua fundação, na terceira década do século passado. “Não é proselitismo”, avisa Sandra Borba. O material de divulgação inclui “O Mensageiro”, jornal de oito páginas bimensal, quinze programas radiofônicos em Natal e interior e um programa no canal local Sim TV. Como em 2011 “O Livro dos Médios”, de Allan Kardec, faz 150 anos, a Federação prepara uma série de eventos comemorativos. O primeiro deles, a Confraternização de Espíritas do RN, será entre os dias 5 e 9 de março – época de Carnaval, na Escola Agrícola de Jundiaí.
“O Livro dos Médios” é um dos cinco escritos por Allan Kardec no século XIX que dão sustentação à doutrina espírita. Os outros são “O Livro dos Espíritos”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”. Esses e outras centenas de livros estão reunidos na livraria da Federação Espírita, que fica na rua Rodrigues Alves, 779. Lá estão sendo vendidas as senhas para o workshop do dia 30. O telefone é 3211.8518.


